Hipnoterapia: conheça a terapia revolucionária que vai te libertar dos problemas emocionais!
- 5 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de abr. de 2024
A hipnoterapia, também conhecida como hipnose clínica, é uma forma de terapia que utiliza técnicas de hipnose como uma ferramenta para ajudar no tratamento de diferentes condições e problemas emocionais, comportamentais ou físicos. É uma abordagem terapêutica que combina a hipnose com técnicas psicoterapêuticas para facilitar a mudança e o crescimento pessoal.

Durante uma sessão de hipnoterapia, o hipnoterapeuta guia o cliente a um estado de relaxamento profundo, conhecido como transe hipnótico. Nesse estado, a pessoa experimenta um foco de atenção aumentado e uma maior receptividade a sugestões terapêuticas. A hipnose não é um estado de inconsciência completa, mas sim um estado de consciência alterada no qual a pessoa está altamente focada e mais aberta à sugestão.
Uma vez que o cliente está no estado de transe hipnótico, o terapeuta pode aplicar uma variedade de técnicas terapêuticas, como sugestões diretas, visualizações, regressão de memória, ressignificação de experiências traumáticas, reestruturação cognitiva, entre outras. O objetivo é acessar os recursos internos do cliente, trabalhar com suas crenças, padrões de pensamento e emoções para promover mudanças positivas.
A hipnoterapia pode ser usada para tratar uma ampla gama de condições e problemas, incluindo ansiedade, fobias, traumas, depressão, vícios, problemas de sono, controle de peso, gerenciamento de dor, melhoria de habilidades, autoestima e desenvolvimento pessoal.
Eficácia da hipnoterapia
A hipnose clínica tem ganhado cada vez mais notoriedade como modalidade terapêutica na comunidade científica, devido à sua eficácia comprovada no tratamento de uma série de condições psíquicas e orgânicas de causa emocional.
Um estudo realizado por Flammer & Alladin (2007) indicou que a hipnoterapia é altamente efetiva no tratamento de transtornos psicossomáticos.
Diversas terapias psicológicas tem se mostrado benéficas para a Síndrome do Intestino Irritável (SII). Contudo, a hipnoterapia (método gut-directed) apresentou a maior base de evidências e foi a mais eficaz a longo prazo (Black et al., 2020).
Zech e colaboradores (2017) analisaram a eficácia da hipnoterapia no tratamento da fibromialgia. O estudo incluiu sete ensaios clínicos randomizados e 387 participantes constatou que houve benefícios clinicamente relevantes acima de 50% em relação ao grupo controle com relação ao alívio da dor e na redução da angústia psicológica
Outro estudo que investigou a eficácia da hipnoterapia no tratamento da ansiedade incluiu 17 ensaios clínicos e constatou que participantes que receberam tratamento com hipnose tiveram uma redução da ansiedade 84% maior do que participantes do grupo controle (Valentine et al., 2019).
Seis estudos foram analisados em outra metanálise conduzida por Shih, Yang, & Koo (2009) para avaliar a eficácia da hipnoterapia no tratamento da depressão. Os autores constataram que a hipnose pareceu melhorar significativamente os sintomas de depressão e concluem que a hipnoterapia é uma intervenção não-farmacológica viável para a depressão.
Em outra meta-análise, foram analisados seis estudos representando 391 participantes para avaliar a eficácia da hipnoterapia no tratamento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Todos os estudos mostraram que a hipnoterapia teve um efeito positivo nos sintomas do TEPT (O’Toole, Solomon, & Bergdahl, 2016).
É importante notar que a hipnoterapia deve ser realizada por um profissional treinado e certificado. O terapeuta trabalhará em estreita colaboração com o cliente, estabelecendo metas terapêuticas claras e adaptando as técnicas de hipnose de acordo com as necessidades individuais. A hipnoterapia é uma abordagem personalizada que reconhece a singularidade de cada pessoa e busca promover seu bem-estar emocional e mental.
REFERÊNCIAS
Black, C. J. et al. Efficacy of psychological therapies for irritable bowel syndrome: systematic review and network meta-analysis. Gut. 2020 Aug;69(8):1441-1451. Epub 2020 Apr 10.
Flammer, E., Alladin, A. The efficacy of hypnotherapy in the treatment of psychosomatic disorders: meta-analytical evidence. Int J Clin Exp Hypn. 2007 Jul;55(3):251-74.
O’Toole, S. K., Solomon, S. L., Bergdahl, S. A. A Meta-Analysis of Hypnotherapeutic Techniques in the Treatment of PTSD Symptoms. J Trauma Stress. 2016 Feb;29(1):97-100. Epub 2016 Feb 8.
Shih, M., Yang, Y., Koo, M. A meta-analysis of hypnosis in the treatment of depressive symptoms: a brief communication. Int J Clin Exp Hypn. 2009 Oct;57(4):431-42.
Valentine, K. E. et al. The efficacy of hypnosis as a treatment for anxiety: a meta-analysis.
Int J Clin Exp Hypn. 2019 Jul-Sep;67(3):336-363.
Zech, N., Hansen, E., Bernardy, K., Hauser, W. Efficacy, acceptability and safety of guided imagery/hypnosis in fibromyalgia - A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Eur J Pain. 2017 Feb;21(2):217-227.. Epub 2016 Nov 29.
Sobre a Autora:
Dra. Marina Zuanazzi é hipnoterapeuta, biomédica, mestre e doutora na área de Saúde Socioemocional, formada pela Unesp, com doutorado sanduíche na Universidade de Illinois em Chicago-EUA. Ela possui experiência em saúde e educação socioemocional e escreve regularmente sobre os benefícios da hipnoterapia para a saúde mental.
Quer saber mais sobre o assunto?
Fale comigo clicando no botão abaixo.
Comentários